14jun, 2019
0Comentários

Descoberta Vulnerabilidade no Zimbra. Atualize-se!

Embora o Zimbra não tenha grandes ocorrências de vulnerabilidades no passado, foi descoberto no último mês de Março falhas de segurança no produto.

A vulnerabilidade XXE (XML External Entity) permite que um atacante consiga fazer a extração de arquivos do servidor Zimbra.

Em condições específicas é possível ao atacante recuperar o arquivo localconfig.xml por exemplo, que entre outras informações pode conter a senha do usuário zimbra gerada durante a instalação do software e ter todas suas permissões, o que seria um completo desastre para o serviço do Zimbra, devido à extensão dos danos que poderiam ser causados.

A vulnerabilidade SSRF (Server Side Request Forgery) permite que atacantes se utilizem de um servidor Zimbra vulnerável para execução de comandos remotos, realizando by-pass em regras de proteção do Firewall por exemplo. O servidor Zimbra pode ser utilizado até para execução de port-scan em servidores internos.

Vulnerabilidades no Zimbra podem afetar usuários.

Para isso recomendamos fortemente a atualização do Zimbra para versões onde essas vulnerabilidades já foram corrigidas:

  • Zimbra Série 8.8 => Migrar para a para a versão 8.8.7 Patch 10 ou 8.8.11 Patch 3
  • Zimbra Série 8.7 => Migrar para a versão 8.7.11 Patch 10
  • Zimbra Serie 8.6 => Migrar para a versão 8.6 Patch 13
  • Zimbra em versões inferiores devem migrar urgentemente para versões com suporte/desenvolvimento ativos. Sugerimos naturalmente sempre a última versão disponível do produto.

Abaixo segue o link e a transcrição da matéria:

https://blog.zimbra.com/2019/03/9826/

Post A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *